UK Dacia Forum banner

Falha bizarra do limpador do para-brisa

852 views 7 replies 5 participants last post by  Max Headroom  
#1 · (Edited)
Olá pessoal! (Duster Mk 2 1.6Sce 4x4 de 2019) tem tido uma coisa estranha a acontecer com os limpa-vidros.

Isto começou há algumas semanas, quando os limpa-vidros fizeram uma única passagem sozinhos, sem qualquer intervenção do condutor. Eles então ficaram presos a meio do ecrã. Eventualmente, eles estacionaram sozinhos depois de mexerem.
Os limpa-vidros estavam então perfeitamente bem durante uma semana ou mais.

No entanto, o problema voltou e a falha parece estar a piorar constantemente; se eu iniciar uma única passagem movendo a haste de controlo para cima uma vez, ela agora irá:
A) Funcionar corretamente.
B) Funcionar pela metade e parar aleatoriamente no meio de uma passagem
C) Não funcionar de todo
D) Fazer várias passagens como se eu tivesse ligado os limpa-vidros, e depois parar aleatoriamente no ecrã

Além disso, notei que, depois de estacionar o carro um dia com os limpa-vidros na posição normal de estacionamento, quando voltei ao carro, eles foram inexplicavelmente encontrados estacionados a meio do ecrã!
Desde então, descobri que eles estão a fazer isso quando destravo o carro com o comando!

Depois de brincar com o sistema e tentar recriar a(s) falha(s), eles às vezes estacionam na posição normal, e às vezes param de funcionar completamente. E mover a haste para outras posições não faz nada. Então, de repente, eles começam a funcionar novamente!

Além disso, com os limpa-vidros desligados, e ao dar marcha atrás no carro, o limpa-vidros traseiro liga (não solicitado pelo condutor)

Os meus pensamentos são que possivelmente existe alguma caixa de 'lógica' a funcionar mal ou o interruptor na haste está com defeito.

Alguém mais já teve problemas semelhantes e, em caso afirmativo, como foi resolvido?

Muito obrigado

#2 ·
Olá pessoal! (2019 Duster Mk 2 1.6Sce 4x4)

Meus pensamentos são que possivelmente existe alguma caixa de 'lógica' até ao tutano ou o interruptor na haste está com defeito.
A 'caixa de lógica' é o módulo UCH/BCM.
Em relação aos limpa-vidros traseiros, os da frente não estão realmente desligados, pois você diz que eles podem funcionar aleatoriamente sem qualquer entrada.

#4 ·
O rápido funciona? O rápido é ligado diretamente através de um enrolamento estendido, as velocidades intermitentes e normais são iniciadas com um pulso da UCH e completam a varredura nos contatos internos. Quando você desliga o rápido, você passa pelo normal e intermitente, o que coloca os contatos internos em ação. Tudo aponta para os contatos internos na caixa de engrenagens.
Um caso ruim:-
View attachment 38373

A limpeza traseira automática é iniciada se o limpador dianteiro estiver ligado ou tiver sido ligado recentemente. Há um tempo limite, mas não me incomodo em descobrir quanto tempo. Então, eu ignoraria a limpeza traseira até que você tenha consertado a dianteira.

#5 ·
O rápido funciona? O rápido é ligado diretamente através de um enrolamento estendido, as velocidades intermitentes e normais são iniciadas com um pulso da UCH e completam a varredura nos contatos internos. Quando você desliga o rápido, você passa por normal e intermitente, o que coloca os contatos internos em ação. Tudo aponta para os contatos internos na carcaça da engrenagem.
Um caso ruim:-
Ver anexo 38373

A limpeza traseira automática é iniciada se o limpador dianteiro estiver ligado ou tiver sido ligado recentemente. Há um tempo limite, mas não me incomodei em descobrir quanto tempo. Então, eu ignoraria a limpeza traseira até que você conserte a dianteira.
Hmm.. não é uma visão bonita, foi assim que o nosso acabou. Eu o envolvi em fita e pasta Denso.

#6 ·
Algumas respostas interessantes por lá! Muito obrigado a todos 🙏

dralexandertom
- Não sei o que é um módulo UCH/BCM, mas vou pesquisar.

Taf - Concordo totalmente consigo se os limpa-vidros se moverem quando estão gelados. Isso leva à preocupação de destrancar o carro em condições geladas e os limpa-vidros dianteiros se moverem - o que eles estão fazendo (às vezes).

Daedalus - Um ponto muito bom - acho que não os experimentei na configuração 'rápida'. Embora no outro dia eles simplesmente pararam - eu estava operando a haste por todas as posições e nada funcionou... então eles funcionaram, eventualmente 🙄
Devo experimentar isso e ver o que acontece.

Esta tarde tive que fazer uma viagem de 1,5 horas e, ao dirigir para o sol, notei que o para-brisa estava muito empoeirado, então (num momento em que eu estava dirigindo na sombra), usei o lava-vidros/limpa-vidros e, felizmente, eles funcionaram como deveriam... embora eu note que o 'estacionamento' é um pouco impreciso, como se fosse fazer outra varredura, mas não faz.

Obrigado novamente a todos pelas respostas rápidas.

John Auldford - Eu tinha encontrado essa foto ao tentar procurar respostas no fórum. Sim - isso parece bem sombrio e vale a pena investigar. Obrigado 👍

#8 ·
A posição inicial é determinada por esses contatos. Provavelmente ia fazer outra varredura, mas falhou. É por isso que eles funcionam inesperadamente, algo faz com que os contatos se conectem.
Obrigado Daedalus. Vai demorar um pouco até que eu possa começar este trabalho, mas se/quando eu puder chegar ao fundo do problema, eu avisarei.