Estou a 500 milhas num novo Duster Laureate TCe 125 4/2. Por isso, estas são apenas as primeiras impressões. Este foi comprado para substituir o Kia Venga, uma vez que me reformei, reduzimos os carros a um e o Venga tinha-nos servido bem, só que era um pouco aborrecido e não tinha personalidade. Consegui um bom negócio no Duster da Pentagon em Lincoln, por isso fiz um test drive e tratei do negócio.
Nada do que vou dizer sobre o carro irá surpreender os proprietários existentes.
Em primeiro lugar, embora não esteja rodado, a resposta do motor à velocidade foi muito melhor do que o esperado, embora em primeira, uma aceleração lenta pareça surpreender o motor e demore a arrancar, carregue no acelerador para uma aceleração rápida e ele responde imediatamente.
O painel de instrumentos, por que, oh por que não o iluminar, mesmo que as luzes não estejam acesas, pode ser difícil de ver, o que não é ajudado por eu ter lentes reativas nos óculos.
Sem CD no rádio....ok, sou um velho, a música nos carros passou por toda a gama, de nada, rádio, oito faixas, cassete, CD. Está tudo bem, senhor, pode usar a música no seu telemóvel (sim, certo, não tem nada lá). Investi num leitor de MP3, aprendi a ripar um CD, transferi os meus 15 CDs do Springsteen e um par de bootlegs do YouTube para ele. Agora, configurar o telemóvel no carro foi fácil, brincadeira de crianças (fiz eu mesmo, não usei nenhum dos miúdos para o fazer por mim), configurar o leitor de MP3 por bluetooth, depois de 40 minutos, conformei-me em ligá-lo à USB, funciona, embora tenha de ordenar a seleção de faixas.
É isso, essa é toda a lista de comentários negativos. Oh, a luz de aviso de ar baixo dos pneus acendeu-se por volta das 400 milhas, verifiquei os pneus, todos estavam bem, agora isso pode ser culpa da estação RAF local, de vez em quando os Vengas costumavam pregar-me partidas e piscar-me, aprendi que era sempre pela RAF Scampton, os Dusters vieram pela RAF Scampton, vou ficar de olho nisso, não é sempre que se passa por lá, é uma coisa ocasional, um em cinquenta.
Quanto aos aspetos positivos, tenho de dizer que as primeiras impressões são que adoro, vem com tudo o que quero (exceto CD), é muito mais rápido do que eu pensava, mesmo ligando o ECO ainda corresponde ao desempenho do Venga, por exemplo. É mais silencioso do que eu esperava. Absorve bem os buracos nas estradas locais e na A1, embora apenas 30 milhas ou mais, foi ótimo. Adoro a posição de condução alta, alguns dos meus carros, à medida que envelheci, eram semelhantes, o último sendo um Honda CRV de 51. Menciono isso porque o consumo de combustível, embora não esteja perto do que é afirmado, é muito melhor do que o esperado. É quase o mesmo com o ECO desligado do que eu estava a ter com o Venga e esmaga o CRV que bebia gasolina.
É isso, um cliente muito satisfeito até agora, vai mantê-lo atualizado, mal posso esperar para chegar às 600 milhas e sair sem a mulher só para ver como se comporta, talvez seja só uma vez antes de voltar à condução de velho, mas o piloto de corridas continua vivo..